segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Uso do Porque

Eu admito que não dava tanta atenção às aulas de português nos tempos de colégio. Sempre gostei de redação, é verdade, mas nunca achei realmente divertido aprender todas aquelas conjugações verbais, além de pronomes relativos, etc. Aparentemente o que era ensinado passava por duas opções: ou era óbvio e todo mundo já considerava saber sem precisar estudar, ou era chato e com ares de inutilidade. Na sexta série, por exemplo, eu sempre me perguntava qual o motivo de ter que saber conjugar muito bem o "Vós", se eu não via ninguém usando aquilo.

No fim, percebo que certas coisas não deviam ser ignoradas, como o uso do porque. Costumo ver várias pessoas se preocupando com a utilização da crase - não querendo menospreza-la, afinal o fato é que poucos sabem usar mesmo -, mas sinto uma certa indiferença em relação ao porque, ainda mais na atual velocidade de comunicação pela internet onde todo mundo parece desculpar sua preguiça mental colocando a culpa no ganho de tempo de digitação (pode me incluir nisso). O problema é que nem só por msn, orkut e facebooks da vida se comunica uma pessoa, então desde que criei o blog, e sempre que uso meios de escrita mais tradicionais, começo a sentir uma repreensão interna toda vez que preciso usar algum porque no meio do texto, por me expor a escrever por extenso algo que não tenho certeza se está certo.

Dessa forma, resolvi fazer uma pesquisa particular sobre as ocasiões em que se usa cada forma e tudo o mais. Depois pensei que apesar de parecer um tema chato, não deixa de ser importante todo mundo saber. Quem não concordar, é livre pra clicar no x do canto superior direito da página. Para os interessados, aí vai:

** Porque:
Substituível por -> pois, uma vez que, já que, porquanto, pelo fato de que, como.
Exemplos: Porque a onça caça à noite é difícil registrar seus hábitos.
Não foi ao treino porque não se sentia bem.

** Por que:
Equivale a -> por qual razão, por qual motivo.
Exemplos: Sabes por que ela não veio?
Vamos verificar por que as vendas estão caindo.
Por que parar de fumar. (que poderia ser título de obra/artigo)

** Por quê:
O "que" é acentuado antes de ponto final, interrogação e exclamação.
Exemplo: Ela é especial, sabes por quê?

** Porquê:
Sentido -> motivo, causa, razão, indagação.
Exemplo: Não entendo o porquê da rejeição.
É difícil achar respostas para todos os nossos porquês.

Claro que pode ser que você não memorize isso para sempre após a leitura desse post. Mas na dúvida, pelo menos já sabe onde encontrar quando for preciso e de quebra ainda lê os próximos posts novos. :D

Um comentário:

RaUL disse...

ou simplificando
porque - substituir por pois
por que - em perguntas
por quê - no final de perguntas
porquê - é um substantivo