quinta-feira, 26 de junho de 2008

Livros que precisam ser lidos



Não sei se acontece com você, mas eu sou uma pessoa que tem a sensação de que a vida não será suficiente pra ler todos os livros que tenho vontade e escutar todas as músicas que gostaria. Parece exagero, mas isso é muito sério, haha. Tudo bem que há aqueles ítens prioritários na sua lista mental, só que de qualquer forma, há uma imensa quantidade de outros que também estão ali - em segundo plano, é verdade, mas estão -, pra não falar dos outros que surgem a todo momento, ou são indicados por outras pessoas.

E agora? A solução seria ficar trancado em casa em uma espécie de overdose musical e literária até uma eventual exclusão do meio social aliada ao desenvolvimento de prováveis amigos imaginários? Não, seria uma idéia um tanto radical e nada saudável.

Por isso, a conclusão que tenho para essa angústia é que só me resta torcer para viver bastante - não sofrendo de mazelas como a surdez e cegueira, de preferência - para conseguir satisfazer pelo menos um terço das minhas vontades. Ok, posso não conseguir escutar/ler todas as bandas/livros que parecem ter a chance de acrescentar algo em minha vida - nem que seja uma opinião divergente -, mas vou levando de modo que possa satisfazer ao menos as vontades da lista prioritária, digamos. No futuro quem sabe eu possa ter minha própria biblioteca, daquela imensa tipo a que a Fera deu para a Bela, já que ela adorava ler, uau!

Meu namorado diz que o problema é que quero muita coisa ao mesmo tempo. E é verdade. A nossa incapacidade de realizar tudo aquilo que temos vontade ou que nos parece atraente de alguma forma é uma frustração e tanto, devo dizer. Isso abrange os mais variados aspectos, mesmo se tratando de filmes, carreira profissional, passeios, ou o que quer que você pense. Caramba, 24h é um tempo muito curto para nos dar a chance de fazer tudo o que é necessário, e a nossa fase ativa da vida já nem é muito extensa, afinal até uma certa idade somos totalmente dependentes dos pais e a partir de outra ficamos de certa forma dependente dos filhos - embora com o avanço da qualidade de vida, essa fase final tem melhorado significativamente, ainda bem!

Anyway, chega de devaneios por hora. Os livros a seguir são os da minha lista prioritária atual, to muito a fim de ler qualquer um deles, o que não significa que eu vá rejeitar algum que você esteja pensando em me dar de presente hehe, novas sugestões também são bem vindas. A lista de bandas ou de qalquer outra coisa será divulgadas nos próximos posts.

  1. Bernard Cornwell:
    • A Busca do Graal
      - O Andarilho
      - O Herege
    • As Crônicas Saxônicas
      - O Último Reino
      - O Cavaleiro da Mort
      - Os Senhores do Norte

  2. J.R.R. Tolkien :
    • Os Filhos De Húrin

  3. Douglas Adams:
    • A Vida, o Universo e Tudo Mais
    • Até Logo, e Obrigado Pelos Peixes
    • Praticamente Inofensiva

  4. José Saramago:
    • Ensaio Sobre a Cegueira
    • Ensaio Sobre a Lucidez

  5. Marion Zimmer Bradley:
    • A Casa da Floresta
    • A Senhora de Avalon
    • A Sacerdotiza de Avalon

  6. Sun Tzu:
    • A Arte da Guerra



Um comentário:

Liam disse...

Blé, eu também sou assim. Os deveriam ter umas 10h a mais pra dar tempo de ouvir e ler tanta coisa, e, pelo menos no meu caso, ver. ando meio viciado em filmes, esse ano eu já vi mais de 80, mas mesmo assim eles nunca acabam.

Desses livros aí, o mais obrigatório é o Ensaio Sobre a Cegueira, certamente um dos melhores livros que eu já li. E o Crônicas é divertido, como todo bom livro do Cornwell.