sexta-feira, 26 de junho de 2009

RIP, Michael Jackson!



Eu sei que você já deve ter lido muito sobre isso, que já ouviu a tv noticiando, as pessoas comentando, que notou que as estações de rádio só estão tocando músicas dele, que há clipes sendo exibidos também, já escreveu no twitter sobre isso e até mesmo acrescentou um "LUTO" no seu nick do MSN.

Isso tudo só parece tornar esse meu post extremamente dispensável e desnecessário, visto que aparentemente todos já sabem do assunto, de como ocorreu e tudo o mais. Ainda assim, me senti na obrigação de escrever alguma coisa nesse momento em que morre um astro tão peculiar, de personalidade excêntrica, talentoso, e como muitos ídolos pops, agraciado com uma vida cheia de altos e baixos.

Não vim fazer uma retrospectiva relembrando os vários momentos da vida dele, e nem falar das condições em que foi encontrado na sua casa, ou dos motivos da sua morte. Eu só queria aproveitar o momento pra falar algumas coisas que penso sobre ele:

1- O título de Rei do Pop não chegou a ele por nada, Michael era realmente habilidoso com dança e conseguiu compor músicas de um jeito que o fez adquirir uma verdadeira identidade musical. Antes os cantores negros só imitavam o estilo da música branca. Michael veio e criou o moonwalk, quem deixou mais de 10 mil pessoas de queixo caído na platéia, quando executado pela primeira vez.

2- Eu tenho meio que pena dele, por toda a sua história. Acho muito deprimente pensar que uma pessoa chegou no topo, no auge, e de repente teve uma queda e ficou sendo motivo de boatos escandalosos, chacotas, etc.

3- Também acredito que ele era inocente na história de ter se aproveitado sexualmente do garoto. Na minha opinião muito da personalidade de Michael era resultado da infância que viveu, assim como acontece com muita gente. Toda a cobrança do pai, e a infância que lhe foi roubada contribuíram para ele se tornar extremamente perfeccionista (o que lhe causou um desgaste psicológico) e ter essa "ligação" com coisas infantis. Neverland pra mim foi como uma concretização de algo que ele quis e não teve. Ele parecia ser uma pessoa muito ingênua, que não via maldade nas pessoas, daí buscava companhia de crianças, por serem apenas crianças e não o séquito de bajuladores que deviam estar sempre por perto. Mas o mundo é mau, e apesar de crianças serem apenas crianças, nada impede que os pais delas sejam ambiciosos que fazem vários planos diante de uma aproximação entre seu filho e aquele cantor recluso.

4- Muita gente dizia que ele era pirado em relação aos filhos. Concordo não ser normal manter seus filhos mascarados, ainda que não queira deixa-los expostos. Mas aquele episódio que criticaram tanto falando que ele segurou seu filho com meses, pela janela, é uma bobagem. Foi imprudente, fato, mas é claro que ele devia confiar que tinha o filho seguro em mãos, e só queria mostra-lo aos jornalistas. Não foi algo do tipo "vou mostrar esse moleque e se ele cair, foi sem querer querendo".

5- Acho que apesar de tudo a morte dele foi ok. Claro que morte de modo geral não é legal, mas se for pra ocorrer que seja rápida né? Ataques cardíacos, atentados terroristas, queda de avião e morrer dormindo são opções simpáticas pra mim. Pior seria morrer aos poucos em uma cama de hospital, com tubos e pessoas sofrendo ao redor.

6- Logo que li sobre a morte dele também fiquei sabendo de uma piadinha, e mesmo tendo em conta minhas idéias do número 3 acima, admito que ri (não resisto a um humor negro):
O Michael Jackson morre.
Chegando no céu, qual a primeira coisa que ele fala pra São Pedro?
R: - E aí São Pedro! Cadê o Menino Jesus?



Enfim, para os que ficam, resta o clipe do fabuloso Golimar-mar-mar!

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo! Michael Jackson foi um ícone, se destacou, inovou, fez seu nome... Acredito que era uma pessoa boa, apesar de tudo, que estava precisando de ajuda...